Caminhos Literários
consulte aqui a agenda de eventos

Fonte Férrea

A primeira fonte com bica no Sardoal foi esta. Seguiu-se o Chafariz das Três Bicas. Adquiriu o nome de Fonte Férrea ou do Ferro, devido à qualidade da sua água. Situa-se junto à Ribeira do Cadaval depois da Ermida de S. Sebastião.

A propósito desta fonte o médico de D. João V, Dr. Francisco da Fonseca Henriques referiu: "... No termo da Vila do Sardoal, no sítio de S. Sebastião e ribeyra do Cadavay, está huma fonte a que chamam do ferro, de que he tradição antiga, que he boa para intemperanças quentes do fígado e mays partes do corpo".

PÁG. 27

[Onde, José Luís Peixoto]

As bicas da fonte são uma continuação direta da nascente. Na natureza profunda, há um lugar puro, secreto, onde a água brota com a mesma força com que jorra desta bica. De lá até aqui, a água desenha passagens insuspeitas e subterrâneas, independente- mente de correrem por cima ou por baixo da terra. Da maneira que acontece com a água, assim acontece com o tempo. Esta fonte foi construída em 1710, imagine-se, e restaurada em 1969, talvez alguns entre nós se lembrem dessas obras. Há uma linha entre estas datas e hoje, como há uma linha entre a nascente e as bicas da fonte. Lá, na outra ponta, 1710, a nascente. Aqui, as nossas mãos cheias a levarem água fresca ao rosto.